Grandes feras do BMX (Bicicross) estarão em Ubatuba no próximo domingo, 11, para a disputa do BMX Freestyle Ubatuba, na pista de skate da praça Trópico de Capricórnio, a partir das 9 horas. O evento, disputado na modalidade Street Park, consiste em uma prova com obstáculos, como rampas, degraus e muretas, onde, com criatividade, o ciclista desenvolve performances de saltos e manobras técnicas no tempo de um minuto (fase eliminatória). Na fase final, os 10 melhores classificados têm direito a duas voltas de um minuto valendo a melhor nota.
As manobras são julgadas por dificuldade, perfeição, criatividade, estilo e conjunto e geralmente tem nomes complicados, como lookdown to X-up, look sweet back, spins, whips, mas todas garantem um grande espetáculo.
O BMX Freestyle Ubatuba será disputado nas categorias amador e profissional, sendo que a premiação da Pró é de R$ 3 mil, divididos entre os seis melhores classificados na final.
Para os amadores estão destinados troféus e kits.
Detalhes da pista
A pista de Ubatuba tem aproximadamente 1500 metros quadrados e conta com mini ramp, 45’s, mureta, escada e corrimão, obstáculos para fazer a alegria de atletas e público.Os quarters altos garantem os vôos e a velocidade na sessão.
Destaques
Entre os participantes da categoria profissional destacam-se os bmxers Leandro Moreira "Overall", campeão de 2006 pela ABBMX, Daniel Azevedo "Dandan" vindo do Piauí, o Maike Moura, campeão dos Jogos Mundiais de Verão Dirt Jump da TV Globo em 2004, Henrique Castro conhecido pelos seus aéreos gigantes, Rafael "BMXato" atleta que subiu de categoria e que promete nessa temporada.
História
O BMX surgiu no final dos anos 60, nos EUA, com o sucesso estrondoso do motocross, que influenciou diretamente a criação deste esporte. Surgia então o Bicicross (em inglês, BMX, sigla de Bicycle Motocross). O BMX Freestyle veio em seguida, pela fissura dos praticantes que usavam tudo ao seu redor como obstáculo.
Entre os ícones do esporte aparece o nome de Bob Haro, considerado o "Pai do freestyle”. Bob foi o primeiro a andar em bowls e parks de skate, e criador da primeira bicicleta de BMX freestyle.
O BMX Freestyle de Ubatuba tem a realização da Associação Brasileira de BMX, Confederação Brasileira de Esportes Radicais e Cia Radical, com apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba e patrocínio de Masterbikes, BMXpress, Overall BMX, VZAN, BMX For You, Impact Bike, Refactor, Dream Bike Special, ESZE, Bike Zone, BMX 20 e Doctorbike. (Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)