Fazendo uma prévia do carnaval que vem por aí, a segunda edição do Festival de Marchinhas Carnavalescas começa nesta sexta, 9, em Ubatuba, com muita animação. O evento acontecerá no Terminal Turístico da cidade, na Praia do Perequê-Açu, até o dia 11. Foram inscritas 24 marchinhas, das quais 12 serão apresentadas no primeiro dia, 12 no segundo e a grande final acontece no terceiro dia do evento, no domingo. Numa homenagem ao já tradicional carnaval de São Luiz do Paraitinga, a Banda Confrete, que puxa o famoso Bloco Juca Teles, fará a abertura do nosso Festival, juntamente com o grupo vencedor do Festival de lá.
Promovido pela prefeitura, por meio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), o Festival pretende valorizar essa manifestação cultural, que é predominante no carnaval do interior paulista, além de revelar novos talentos da cidade. Serão premiados os cinco primeiros colocados. Serão distribuídos troféus e prêmios em dinheiro, num valor total de R$ 1.150,00.
Primeira edição
Na primeira edição do festival, realizado no ano passado, foram inscritas 30 marchinhas, em que os temas satirizavam, caracteristicamente, fatos da atualidade mundial, nacional e municipal. Predominaram as críticas ao escândalo do governo Lula, mas também houve críticas bem humoradas sobre o terrorismo e sobre os acontecimentos da política regional.
O primeiro lugar foi para "Cadê?", composição de Mariza Taguada. A música "Confete e Serpentina", de Ricardo Benetti, foi escolhida como a de melhor letra. Dona Ophélia Lopes, a já consagrada seresteira da cidade, interpretou duas músicas de sua autoria e ficou em 3º lugar na competição, com o tema "Bloco dos Pinantes". O 4º lugar ficou para o cartunista, pintor e compositor Capop, com a música “Sou deputado e deputada”. A 5ª colocação foi conquistada pela marchinha intitulada “Mensalinho”, composta por Eliana Campora e interpretada por Sandra Regina. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)