A secretaria de Fazenda de Ubatuba promove neste sábado, no auditório da E.M. Tancredo Neves, uma palestra sobre o Projeto Auditoria Eletrônica de Órgãos Públicos (Audesp), para todos os secretários municipais, funcionários das áreas contábeis e presidentes de autarquias.Os auditores Maurício Queiroz de Castro e Paulo Massaru, do Tribunal de Contas do Estado ministrarão a palestra e responderão a perguntas dos presentes.
Para a secretária municipal da Fazenda, Vera Lúcia Ramos, a vinda dos auditores a Ubatuba é uma oportunidade única para que todos conheçam melhor o projeto, que impõe mudanças nos formatos das peças de planejamento e aprimoramento da fiscalização das contas públicas. “Nosso objetivo com essa palestra é que não fique nenhuma dúvida sobre esse importante projeto, que traz maior segurança e transparência nas contas públicas do município.”
O que é o Projeto Audesp
O projeto Auditoria Eletrônica de Órgãos Públicos é uma iniciativa do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo no aperfeiçoamento do controle de gestão governamental que tem como objetivo, através do concurso da tecnologia da informação, aprimorar os procedimentos de coleta de dados e informações dos órgãos fiscalizados, buscando maior agilidade nos trabalhos, aumento da qualidade dos dados e como conseqüência natural, o cumprimento da missão constitucional de fiscalizar e controlar as contas públicas paulistas com o máximo grau de eficiência e eficácia, em benefício da sociedade.
Seu principal objetivo é disponibilizar, para os envolvidos com o processo de fiscalização, um banco de dados contendo informações de cada órgão, em especial, a contabilidade, com conteúdo padronizado e atualizado diretamente pelos próprios órgãos que são objeto de fiscalização. As informações resultantes desse processo serão também disponibilizadas, via Internet, ao público em geral. (Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)