A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Vigilância Sanitária de Ubatuba e a Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento alerta aos consumidores e comerciantes responsáveis por restaurantes, quiosques e similares, sobre a ocorrência de contaminação de moluscos por algas nocivas, advindos da região de Santa Catarina. A Vigilância orienta à população a não consumir esses animais, que incluem mariscos, ostras e vieiras.
No estado de São Paulo, tudo normal
O estado de São Paulo não foi atingido pela maré vermelha e, portanto, os moluscos produzidos na nossa região podem ser consumidos normalmente. Fiscais da Vigilância Sanitária estão visitando os estabelecimentos da cidade e orientando os proprietários sobre o perigo de contaminação apenas pelos moluscos do estado de Santa Catarina.
A alga em questão libera uma toxina que contamina os moluscos e permanece presente em seus organismos durante, pelo menos, um mês. Nos seres humanos, a toxina pode causar irritações, diarréias, vômitos e processos cancerígenos. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)