A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa), em parceria com o Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica (Ipema) realizará, no próximo dia 26, o I Encontro e Oficina dos Agricultores da Região Sul. O evento acontecerá no Sítio Folha Seca, que fica num bairro com o mesmo nome, das 8 às 13h. Na ocasião, serão realizadas palestras e oficinas que ensinarão aos produtores o cultivo do adubo verde e produção de biofertilizantes, que representam duas formas alternativas e naturais de se tratar a terra.
Essa é mais uma ação da Smapa, no sentido de fomentar o Programa de Manejo Sustentado de Pesca, Agricultura e Maricultura no município. Dentro desse programa, está previsto, entre outras coisas, o incentivo à produção orgânica. A secretária da Smapa, Valéria Gelli, explica que a produção de alimentos orgânicos em Ubatuba é uma tendência que tem grande potencial. "Nós estamos trabalhando para que os produtores tenham subsídios técnicos para a produção orgânica. Além disso, estamos gerando mecanismos para escoar a produção. Com essas ferramentas, temos condições de criar mais um traço característico na nossa cidade.”
Para que os produtos agrícolas sejam gerados organicamente, a adubação verde, que consiste em plantar leguminosas, como feijão de porco, mucuna e guandu, é uma boa solução. Tais leguminosas têm a propriedade de fixar o nitrogênio e equilibrar as bactérias no solo. Já os biofertilizantes são adquiridos a partir da fermentação de capins encontrados no próprio ambiente onde são feitas as plantações. Esses fertilizantes contribuem para o desenvolvimento das plantas, de forma natural. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)