Prossegue até o dia 3 de fevereiro o I Festival de Arte e Cultura Ubatuba Iate Clube, uma produção cultural independente que reúne trabalhos de artistas e artesãos ubatubenses, em sua maioria. O evento, com entrada franca, expõe trabalhos de caráter artístico ou artesanal, em suas diversas manifestações e influências culturais.
Os visitantes do Festival poderão admirar e comprar telas, painéis e quadros, nas categorias acadêmico, moderno e contemporâneo, além de desenhos, esculturas, gravuras e outros. Os artesanatos, decorativos ou utilitários, também trazem técnicas que variam do moderno ao tradicional, passando pelos reciclados e étnicos.
Para que gosta dos artesanatos, a variedade promete encher os olhos. Serão expostas peças indígenas, da Aldeia Wiutu Guaçu, cerâmicas de alta e baixa temperatura, esmaltadas e raku. Os materiais também são os mais diversos: fibra vegetal, guapuruvu, caixeta, bambu, palha, cipó e taquara. Entre as técnicas, destaca-se o mosaico, entalhe, cestaria, dobradura em papel, vitral, tear, modelagem, velas e essências artesanais, móveis e panôs.
O principal objetivo do evento, segundo sua curadora, Érica Onodera, é apoiar e valorizar o conjunto das manifestações artísticas e culturais e seus respectivos criadores. "Além disso, queremos estimular a produção e difusão artística, desenvolver a inclusão social e cultural, preservar culturas e facilitar o acesso da população às fontes de cultura".
Serviço
O Ubatuba Iate Clube fica na Av. Plínio de França, 378, no Bairro Saco da Ribeira. Tel.: (12) 3842-1234/ 1188. A exposição fica aberta todos os dias, das 10 às 18h.
Projeto e Curadoria: Érika Onodera
Coordenação Geral: Marcelo Castanho
Colaboração: Meirel Barbi, "Menguelle", Mário e Sandra Besada
Carlos Herglotz
Realização: Ubatuba Iate Clube
Patrocínio: Aquavet Animal Center, Ateliê do Lar – decoração e presentes, Nápoli - sorvetes especias, Quitanda Izu, Restaurante & Pizzaria Recanto de Minas, Restaurante Spaghetto, Restaurante Talismã.
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)