A cidade de Ubatuba participou da primeira edição do Projeto "Excelência em Turismo – Aprendendo com as Melhores Experiências Internacionais". O representante ubatubense escolhido para participar do evento foi Pedro Orabona, que é presidente da Associação de Operadoras de Mergulho de Ubatuba (Aomu) e do Conselho Municipal de Turismo. Ele foi um dos doze empresários brasileiros que conheceram dois dos mais famosos pólos de turismo de mergulho do mundo: Cancún e a Ilha de Cozumel.
Essa foi uma das seis viagens, que aconteceram em 2005, programadas pelo projeto Excelência em Turismo. Como resultado, um vídeo institucional foi lançado neste mês.
Esse projeto foi viabilizado por meio de uma parceria entre o Ministério do Turismo e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), tendo a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) como executora. Além da viagem voltada para o tema "mergulho", aconteceram também viagens com ênfase no turismo cultural (Espanha), turismo de aventura (Nova Zelândia), ecoturismo (Costa Rica), pesca esportiva (Argentina) e outras especialidades.

Aprendendo com experiências bem sucedidas
O objetivo do projeto é conhecer e aprender com experiências bem-sucedidas de turismo em seis países, que são referência em segmentos do turismo, que poderão ser desenvolvidos ou aprimorados no Brasil. Atualmente, Cancun e a Ilha de Cozumel são referências mundiais em turismo de mergulho e suas águas são das mais procuradas por mergulhadores de diversos países.
Para o presidente do Conselho Municipal de Turismo de Ubatuba, Pedro Orabona, a participação no Projeto Excelência em Turismo foi muito positiva, pois permitiu que profissionais de cada área de turismo conhecessem o que já existe e faz sucesso nos melhores destinos internacionais. "Conhecendo de perto a realidade de idéias que deram certo em outros países, temos condições de trazer para o Brasil, experiências que ajudarão no desenvolvimento da atividade em nossa região. Outro fator interessante da viagem foi a oportunidade de conversar com profissionais do setor, além do entrosamento com os representantes do Ministério do Turismo, do Sebrae e da Braztoa, que nos ajudaram muito no desenvolvimento dos temas. A partir disso, estamos abrindo canais de comunicação importantíssimos para a colaboração mútua e o desenvolvimento da nossa atividade no Brasil”, afirmou Orabona.
Doze empresas de mergulho de Salvador, Cabo Frio, Ilhabela, Bonito, São Paulo, Ilha Grande, Búzios, Ubatuba, Paraty e Olinda participaram da viagem ao México.
São elas: Bahia Scuba, Cabo Frio Sub, Colonial Diver, Dive Bonito, Dive Tech, Elite Dive Center, Mar Azul, Narwhal, Omnimare, Scuba Point, Seagate e Uma Dive.
Se você ficou interessado pelo assunto e quer saber mais detalhes, o relatório final viagem ao México está disponível em : www.braztoa.com.br (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)