A Organização Não Governamental (Ong) Passatempo Educativo desenvolveu, entre os dias 15 e 20, uma semana de atividades junto à comunidade do bairro do Taquaral e adjacências.Tendo como base a E.M. José Simeão, uma equipe formada por 18 monitores apresentou a cerca de 150 crianças de 6 a 12 anos o programa “Passatempo de Férias”.
O objetivo do “Passatempo de Férias” é proporcionar atividades lúdicas, ricas em conteúdo, em várias áreas de interesse, através de situações práticas. “As crianças, mesmo em férias, aprenderam brincando, através de ações interdisciplinares”, conta a monitora Paula Caroline de Oliveira Souza. “A Secretaria de Educação de Ubatuba e a diretora da escola, Lea Cristina, nos deram todo o apoio necessário para o trabalho da equipe”, completa Paula.
Brincadeiras como flag football (uma variação do futebol americano, sem contato físico), baseball, bingo ecológico, pequenos grandes pintores, reciclagem de papel, cultura indígena e higiene bucal passaram noções de educação ambiental, artes, saúde, ciências, esportes entre outras matérias.
Para a monitora Carina Cintra Fernandes, as crianças de Ubatuba responderam bem às atividades. “A experiência de trabalhar com as crianças de Ubatuba foi muito boa. Todas são muito receptivas e prontas para o aprendizado”, disse Carina.
A Ong Passatempo Educativo existe há seis anos e já promoveu atividades em Paraty (RJ), São Tomé das Letras (MG), Campos do Jordão, Cunha, Eldorado e Águas de São Pedro (SP), sempre em parceria com as Secretarias de Educação.
O Secretário de Educação, Arnaldo da Silva Alves, ressaltou a importância do trabalho da equipe da Ong : “a Secretaria de Educação está sempre pronta para receber projetos como esse, que mesmo nas férias oferece chance de aprendizado para as crianças de Ubatuba. São pessoas que dedicam seu tempo precioso, deixando suas casas para oferecer momentos de lazer educativo às crianças”, disse o secretário. Mais informações sobre a Ong Passatempo Educativo podem ser obtidas no site www.passatempoeducativo.org.br (Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)