A FPS (Federação Paulista de Surf) e a ABRASP (Associação Brasileira de Surf Profissional) já divulgaram algumas datas de competições que devem acontecer em Ubatuba em 2007. Em março, a “Capital do Surfe” recebe a terceira etapa do Rip Curl Grom Search, nos dias 17 e 18 e a primeira etapa do Hang Loose Surf Attack, nos dias 24 e 25.
Em junho a primeira etapa do Paulista Pró deve movimentar Itamambuca entre os dias 15 a 17; na semana seguinte (20 a 24) Itamambuca recebe a elite do surfe brasileiro para a disputa do SuperSurf. Nos dias 22 e 23 de setembro acontece uma etapa do Paulista Universitário.
Tanto a FPS quanto a ABRASP devem divulgar nos próximos dias os locais de eventos como o Nicoboco Surf School, Seletiva Petrobrás, OKDOK Paulista Open e outros campeonatos que podem ter etapas na cidade.
Supersurf
Metade da delegação paulista que disputa o SuperSurf 2007 é de Ubatuba: nove dos dezoito atletas que representam o estado de São Paulo na elite do surfe brasileiro, são de Ubatuba. No masculino Renato Galvão, Odirlei Coutinho, Hizunomê Bettero, Tadeu Pereira e Edgley Santos entraram pela classificação do SuperSurf 2006 e Edgar Bischof conseguiu a vaga pela classificação Regional Sudeste. No feminino, Ubatuba terá três atletas: Suelen Naraisa, Francisca Pereira e Luana Prado.
WQS em outubro
Entre os dias 23 e 28 de outubro, Ubatuba se torna mais uma vez a capital mundial do surfe, com a realização do Onbongo Pro Surfing, a 39ª etapa do campeonato mundial, versão WQS, um evento seis estrelas, que distribui 125 mil dólares em premiação e 2.500 pontos no ranking. Em 2006 o campeonato reuniu 192 surfistas, de 14 países e Renan Rocha foi o campeão do torneio, e já garantiu que participa este ano. “Em 2007 estarei aqui de novo, campeonato em casa não vou perder”, disse Renan, ainda no pódio em 2006.
Municipal
Além das competições estaduais, nacionais e o mundial WQS, a Associação Ubatuba de Surf (AUS) realiza, em parceria com a Prefeitura de Ubatuba, o maior circuito municipal de surfe do Brasil, o Ubatuba Surf Challenge, com aproximadamente 200 atletas divididos em 16 categorias, competindo nas melhores ondas do Litoral Norte. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)