Por Raquel Salgado
Em parceria com a Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, o Instituto Florestal está lançando um novo programa de verão para os milhares de turistas que devem visitar o Parque Estadual de Ilha Anchieta, em Ubatuba.
Denominado “Floresta e Mar”, o programa terá início no próximo dia 4. Ele pretende estimular os turistas que visitam a ilha a freqüentarem também as três trilhas existentes no parque.
O programa prevê dois roteiros diários pelas trilhas, que podem ser percorridas em cerca de 2h30. “Normalmente os visitantes ficam apenas nas praias. Agora queremos incentivar o roteiro histórico cultural pelas ruínas do antigo presídio, e as caminhadas pelas nossas trilhas na Mata Atlântica”, diz a diretora do parque, Viviane Buchianeri.
Com dez mil folders preparados para divulgação, o programa incluiu a realização esta semana de um curso de capacitação para os novos guias. Chamados “filhos da ilha”, todos os quinze guias que estão sendo preparados tem vínculos familiares com a Ilha Anchieta – são antigos moradores, soldados ou seus filhos e esposas, pessoas que vivenciaram a famosa rebelião na década de 50, que acabou provocando a desativação do presídio.
Ilha Anchieta tem 800 hectares e está localizada a oito quilômetros de distância do Saco da Ribeira, região ao sul do centro urbano. O Parque Estadual de Ilha Anchieta recebia uma média de 80 mil pessoas por ano. Desde o ano passado, entretanto, uma nova regulamentação do Instituto Florestal estabeleceu o limite de 1.020 visitantes por dia. Com isto, a previsão é que cerca de 30 mil pessoas visitem a ilha neste verão.
O passeio pode ser feito de escuna.
Além do tempo de travessia, calculado em 40 minutos, o passeio inclui uma permanência de duas horas na ilha. Várias empresas operam este roteiro em Ubatuba, com saída das praias do Saco da Ribeira, Itaguá e Enseada.
Fonte: Jornal Imprensa Livre