De acordo com informações do secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, a medida tomada pela prefeitura, que consiste em apreender as bicicletas dos condutores que cometem infrações na lei de trânsito, como o tráfego na contramão, resultou em uma significante diminuição no número de acidentes envolvendo ciclistas.
O comandante da Guarda Municipal, Tenente Luiz Carlos de Carvalho, confirmou a informação, ressaltando que não foi registrado nenhum acidente desde o início das apreensões. Até a sexta-feira, 22, 179 bicicletas já haviam sido apreendidas e levadas para o pátio da Secretaria de Segurança, sendo que grande parte aconteceu na primeira semana em que a medida estava em vigor. Para o comandante da Guarda Municipal, isto significa que a maioria dos ciclistas já se conscientizou quanto à importância de se respeitar as leis de trânsito.
Os homens da Guarda estão fiscalizando não só as ruas onde funcionam as ciclofaixas (Thomaz Galhardo e Conceição), mas também os semáforos e o tráfego na contramão de direção, mesmo onde não há ciclofaixa, inclusive na Avenida Iperoig, onde desde o fim da semana a mão de direção passou a ser única, no sentido Centro – Perequê-Açu. O ciclista que tiver sua bicicleta apreendida poderá retirá-la mediante o pagamento de uma multa de R$ 5,00.
Para o prefeito, “a diminuição no número de acidentes representa mais uma vitória da administração, já que o principal objetivo, que é oferecer segurança aos ciclistas, motoristas e pedestres, foi realmente alcançado”. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)