O Projeto Cuidágua, da Associação Sócio-Ambiental Somos Ubatuba, encerrou suas atividades com um grande seminário na escola Padre Anchieta, neste último final de semana. Participaram pais, alunos, professores, representantes da Prefeitura Municipal, de Associações de Bairro, da Agenda 21, do Instituto Seiva Advogados e simpatizantes da causa ambiental.
A equipe do Cuidágua mostrou o trabalho de educação ambiental que foi realizado neste último semestre nas escolas, envolvendo adultos e crianças em atividades lúdicas e artísticas.
O propósito foi de contribuir para uma mentalidade de conservação dos nossos bens naturais, como os rios da sub-bacia 7, Acaraú, Grande e Tavares.
Além de oficinas nas escolas, o trabalho contou com visitas de casa em casa, entrevistas com moradores das margens dos rios, mutirões de limpeza, instalação de placas eco-educativas nos rios, distribuiu cartilhas informativas, realizou amplo questionário entre a população, e obteve diagnóstico sobre a situação ambiental da sub-bacia 7.
Tudo isso foi apresentado no evento de encerramento, que ainda contou com encenação teatral das crianças, apresentação de músicas compostas especialmente para o evento, atividades de integração entre os adultos, e reuniões setoriais de cada rio para reunir subsídios à Agenda 21.
Providências
Entre as providências sugeridas pelos participantes estão a efetivação da coleta seletiva; o incentivo à reciclagem, à reutilização e à compostagem, com tratamento adequado às podas e entulho das construções; ações preventivas para o controle das enchentes, como a preservação de áreas de várzea (planícies de alagamento) e construção e ampliação de canais de drenagem e tubulações de passagem (como no caso dos tubulões do rio Acaraú, sob a BR 101, próximo ao trevo da Praia Grande).
Lideranças comunitárias mobilizadas pelo Projeto Cuidágua planejam ainda uma série de ações, como a realização de campanhas educativas sobre o saneamento e a importância da mata ciliar; mutirões de limpeza, plantio, e manifestos cobrando atitude de cuidado com a água e o ambiente por parte da população e dos órgãos responsáveis.
O Projeto Cuidágua foi realizado pela ASSU (Associação Sócio-Ambientalista Somos Ubatuba), em parceria com a Prefeitura Municipal de Ubatuba/SMMA, Instituto Seiva - Advogados pela Natureza e financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo (Fehidro).