Foto: Adriane Ciluzzo
O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, foi uma das personalidades que recebeu o diploma de honra ao mérito “Amigos do Museu Caiçara”. O museu, localizado no Centro de Visitantes da Base do Projeto Tamar-Ibama em Ubatuba, foi reinaugurado no último sábado, dia 16 de dezembro.
A abertura do evento foi realizada com uma missa de benção rezada pelo Frei Avelar e em seguida vários grupos musicais se apresentaram, como a Folia de Reis do Grupo Guaruçá, o Fandango Caiçara do Prumirim, o Grupo Mário Gato, do Itaguá e o Grupo de Serestas Canoá.
O museu representa a memória e a cultura do povo caiçara e possui um acervo de mais de 200 peças, entre ferramentas e utensílios domésticos, artefatos de pesca e, para a reinauguração, contou com obras artísticas, como o presépio caiçara de autoria da artista Fátima de Souza, o estandarte do Divino Espírito Santo, o boneco em papel representando o índio tamoio Coaquira e esculturas do artista Bigode.
Na ocasião foi realizado também o IV Concurso de Árvores de Natal, que premiou as melhores, escolhidas entre os participantes do evento. Foram apresentados e servidos para o público pratos típicos da culinária caiçara, como o azul marinho, bolos e doces, a consertada , a talhada, o pixé, entre outros.
Também foram homenageados o jornalista Luiz Ernesto Kawall que juntamente com o caiçara Praxedes Mário de Oliveira idealizou o Museu Caiçara, a musicóloga Kilza Setti de Castro Lima, autora da obra "Ubatuba nos cantos das praias - estudo do caiçara paulista e de sua produção musical" e que doou o seu acervo para o Museu e a professora Heloisa Maria Salles Teixeira (Tia Helô).
Vários personalidades e empresários da cidade que contribuíram para a reconstrução do Museu Caiçara foram agraciados com o diploma de honra ao mérito, “Amigos do Museu Caiçara”, entre eles, o prefeito Eduardo Cesar. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Foto: Adriane Ciluzzo