O Programa Letra e Vida, oferecido pela Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, capacitou, em 2006, 200 professores da Rede Municipal de Ensino. Iniciado em março, o Programa "Letra e Vida" oportunizou aos docentes utilizarem recursos valiosos na alfabetização dos alunos, como situações de tematização de atividades documentadas em vídeo, de simulação e estudo de caso, orientando-os a tomar decisões e fazer escolhas de soluções, que exigem a utilização dos saberes necessários à prática docente.
Os encontros semanais, ministrados pela Profª Regina Dellalibera, duravam quatro horas, perfazendo um total de 180 horas. Segundo a coordenadora do ensino fundamental e responsável pelo Letra e Vida em 2006, Akemi Matsuoka, o curso proporcionou uma ampla compreensão do processo educacional, colaborando com a mudança de postura e adequação aos métodos mais compatíveis com as propostas pedagógicas atuais e as novas competências que o mundo globalizado exige do educador. “O resultado das avaliações de final de curso e relatos dos cursistas, o curso propiciou trocas de experiências significativas e reflexões sobre a prática educativa”, disse Akemi.
“O Programa serviu ainda, para fomentar no meio docente, que, um dos saberes essenciais ao professor é a leitura de qualidade e reflexão sobre a mesma, pois, o professor que deseja ser alfabetizador deve ser referência, ou seja, modelo de leitor, despertando em seu aluno o prazer da leitura diária”, relata a coordenadora, que conclui agradecendo aos professores. “Agradecemos aos professores que participaram do Programa, aplicando as atividades em sala de aula, propostas por esta concepção de resolução de problemas, favorecendo, com esta nova postura, o amadurecimento da prática pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Ubatuba”. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)