As crianças que participam do Projeto Guri de Ubatuba, promovido pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura, encerraram nesta quinta-feira, 14, suas atividades com um ensaio aberto que não deixou de ser uma bela apresentação musical. O evento aconteceu no auditório da Escola Municipal Pe. Anchieta, com a presença de professores, amigos e familiares. O projeto teve início em agosto deste ano em Ubatuba e já está dando bons resultados. 
Foram apresentados números individuais, demonstrando cada tipo de instrumento, com apresentações de percussão, violão e coral. Depois, todos unidos interpretaram canções lidas em partituras, que vão desde o jazz a clássicos da bossa nova, passando pelo folclore e até mesmo uma música israelense.
A assessora de Desenvolvimento de Assuntos Comunitários da prefeitura, Silvana Niel, esteve presente na apresentação, representando o prefeito Eduardo Cesar e ficou encantada com a atuação das crianças. "Foi com grande esforço que conseguimos implantar esse belo projeto aqui em Ubatuba e agora nós podemos comprovar que quando o dom da música é incentivado pelos pais e apoiado por iniciativas como essa, os resultados são maravilhosos".
O projeto
O Projeto Guri nasceu em 1995, na Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dentro de um preceito social de igualdades de condições para todas as crianças e adolescentes, que vivem em lugares culturalmente carentes. É um empreendimento sócio-cultural que consiste na socialização através da música, visando a formação de orquestras-escola, corais e grupos musicais na faixa etária de 8 a 18 anos.
A finalidade principal do projeto não é a formação de músicos, apesar de isso poder ocorrer, devido aos talentos que despontam em quase todos os pólos. Seu principal objetivo é proporcionar ao aluno um ensino técnico aprimorado e consciencioso, respeitando o ritmo de aprendizado de cada um. Além disso, destaca-se a construção da cidadania das crianças e adolescentes, utilizando a música como agente transformador e inserindo-as no processo social.
A música é utilizada também como meio para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, sensoriais e quaisquer outras faculdades indispensáveis em qualquer atividade profissional e pessoal que venham a escolher. (Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)