Desde a sua implantação na cidade, o programa já atendeu 15 mil alunos.
A formatura da turma do segundo semestre de 2006 do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, da Polícia Militar do Estado de São Paulo) reuniu 1150 alunos das escolas da rede municipal de ensino de Ubatuba. A cerimônia, realizada no Salão da Igreja São Francisco, nos dias 12 e 13, contou com a presença de diversas autoridades.
O programa foi desenvolvido nas escolas José Belarmino Sobrinho, Honor Figueira, Sr. João Alexandre, José Simeão, Prefeito Silvino Teixeira Leite Neto e Aldeia Boa Vista. Durante o evento, os soldados PM Renato Vella e Beatriz de Oliveira, responsáveis pelas aulas em Ubatuba, homenagearam o prefeito, a secretária de Educação e o comandante da 3ª Cia da Polícia Militar, Cap. Ivo de Oliveira Lopes, com medalhas e camisetas do Proerd. As escolas apresentaram números de dança e música.
O Capitão PM Ivo, agradeceu o apoio da Prefeitura de Ubatuba e lembrou que o prefeito é o que mais participou de cerimônias de formatura. “O prefeito é um recordista em formaturas do Proerd e está de parabéns, pois demonstra, com sua presença, o interesse no bom desenvolvimento do programa em Ubatuba”, disse o capitão.
Para a secretária de Educação, os pais devem participar mais ativamente do ensino dos filhos: “Os pais têm que acompanhar de perto o crescimento dos seus filhos. Saber com quem andam, participar das atividades, enfim, não deixar apenas a escola como responsável por essa ação. É preciso que os pais conversem com seus filhos sobre todos os assuntos, inclusive drogas, visando sempre mostrar o mal que elas fazem”, declarou.
“Temos que ver essas crianças crescendo com a noção do que é certo ou errado. No curso todos aprenderam o que as drogas podem fazer. Precisamos que vocês sejam bom cidadãos e a base para isso tem sido proporcionada”, disse o prefeito. Os alunos tiveram aulas de noções de cidadania, prevenção do uso de drogas entre escolares e auxílio ao desenvolvimento de técnicas eficazes de resistência à violência. Os pais também receberam informações através de palestras que abordaram temas sobre comunicação com os filhos, noções básicas sobre uso de drogas e até sobre resolução de conflitos e violência.
Com essa turma - a décima oitava desde a implantação do programa na cidade - o Proerd contabiliza 15 mil alunos atendidos, das redes municipal, estadual e particular de ensino de Ubatuba. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)