Em sua nova sede, localizada em Moema, (SP), o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento do Surf (Ibrasurf) realizou um curso voltado para o desenvolvimento e treinamento do profissional ligado ao surf. No sábado, dia 2, os alunos tiveram aula teórica na sala de reunião do Instituto, onde foram abordados vários assuntos. No domingo, eles partiram para a praia da Riviera de São Lourenço, em Bertioga.
O curso atraiu estudantes de Educação Física, professores de escolas de surf e instrutores. Interessados em ampliar seu conhecimento específico junto a uma das modalidades que mais cresce no mundo, o surf, os inscritos trocaram informações e novas oportunidades surgiram.
O evento marcou o início de mais um serviço beneficiando o saudável desenvolvimento do esporte. “Pretendemos realizar outros cursos voltados não só para o surf como também para outras modalidades. A busca pelo conhecimento e novas informações são essenciais”, disse Thiago Ferrão. Ao lado de Alexandre Zeni, eles dirigem o Instituto há 9 anos, uma idéia criada no curso de Bacharel em Esporte da USP-SP, onde são formados, que mantém sua proposta de educação através do surf.

Na parte teórica do curso foram apresentados temas do cotidiano das escolas de surf, como sua história, equipamentos e variáveis. Na questão da segurança Alexandre Zeni enfatizou que é preciso minimizar os riscos de acidente com alunos e professores no ambiente de trabalho. Qualquer acontecimento será de responsabilidade da escola, que deve estar preparada para as situações inesperadas.
Um enfoque especial foi dado na parte da postura profissional aos envolvidos no projeto. Eles ressaltaram que a imagem do professor de surf é um exemplo a ser seguido pelos seus alunos. “Ter me tornado um professor de surf mudou minha vida e postura, dentro e fora da escolinha”, testemunhou o surfista Maurício Pelé, que veio de Ilha Comprida, Litoral Sul de São Paulo, prestigiar o evento.
No dia 3, domingo, o curso foi desenvolvido na Riviera de São Lourenço, onde além de conhecer a estrutura da Escola de Surf da Riviera e observar as aulas que estavam sendo desenvolvidas pela equipe, todos tiveram a oportunidade, através da prática, de ministrar uma aula de surf.
Divididos em grupos, os participantes aceitaram o desafio de criar aulas para níveis iniciante e intermediário. Seguindo a metodologia e seqüência pedagógica proposta pela empresa, eles ficaram responsáveis por criar objetivos para as aulas e elaborar todos os exercícios de aquecimento e atividades fora e dentro da água.
Ao final de cada aula eram comentados os pontos fortes de cada grupo e o feedback dos alunos em relação à didática aplicada. A dinâmica estimulou a troca de informações e comentários dos participantes.
Ao final de tarde houve as considerações finais por parte da coordenação da Escola e foi deixada uma tarefa para cada um desenvolver com seu aluno durante o treinamento. “O grupo foi bem na parte prática, observei uma boa criatividade e acredito que muitos têm a possibilidade de começarem a atuar nessa temporada” ressaltou Carlos Vieira , coordenador da Escola de Surf da Riviera há 2 anos.
O curso de reciclagem e treinamento de professores foi organizado pelo Ibrasurf, que há oito anos vem contribuindo para a evolução e desenvolvimento qualificado da modalidade no país.
Os interessados em atuar durante o verão na Escola de Surf da Riviera devem entrar em contato pelo telefone (11) 5152-5011 ou pelo e-mail
carol@ibrasurf.com.br