A Prefeitura de Ubatuba iniciou a apreensão de bicicletas que trafegavam pela contramão nas ciclofaixas da Av. Professor Thomaz Galhardo e Rua Conceição, nesta segunda-feira, 4. No primeiro dia de operação 39 bicicletas foram apreendidas.
A partir dessa data, todos os ciclistas que cometerem infrações, como circular com bicicletas na contramão nas ruas e nas ciclofaixas, circular com bicicletas sobre calçadas e praças, estacionar as bicicletas em locais proibidos e atravessar o sinal vermelho do semáforo, entre outras, terão suas bicicletas apreendidas e encaminhadas para o pátio de bicicletas da Secretaria de Segurança Pública. “Apesar de alguns protestos temos que autuar quem não estiver cumprindo a lei”, disse Luiz Carlos de Carvalho, comandante da Guarda Municipal de Ubatuba, que participou da operação em um dos pontos.
Para o Secretário de Segurança, Andrade Henrique dos Santos, é apenas uma questão de tempo para a população se adaptar à realidade. “Fizemos campanha nas rádios locais e diversas matérias foram publicadas em jornais. Desde maio temos informado à população sobre a utilização correta das ciclofaixas. Acredito que dentro de mais algum tempo não teremos mais ciclistas andando na contramão”, disse Andrade. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)