O programa cicloviário implantado pela Prefeitura de Ubatuba foi citado em uma reportagem da revista norte-americana “Sustainable Transport” (Transporte Sustentável), desenvolvida pelo ITDP – Institute of Transportation & Development Policy. A reportagem, de autoria de Jonas Hagen e Carlos F. Pardo, faz referência ao “Workshop Internacional Sobre Planejamento e Implementação de Sistemas Cicloviários”, do qual Ubatuba participou, através da Coordenadoria de Trânsito da Prefeitura (Leia parte da notícia).
O workshop, promovido pelo Ministério das Cidades, em parceria com o Banco Mundial, com o objetivo de incentivar a transformação das cidades em ambientes mais humanos e saudáveis e menos motorizados, foi citado como uma junção de esforços de organizações internacionais que trouxe especialistas em transportes para compartilhar exemplos bem sucedidos de implantação de infra-estrutura cicloviária.
O texto, que aponta o programa cicloviário de Ubatuba como uma ação para reduzir o número de acidentes envolvendo ciclistas, com a implantação de ciclofaixas e a realização de campanhas que promovem o uso seguro das bicicletas, inclui também citações do coordenador de Trânsito da Prefeitura de Ubatuba, Ronaldo Lopes e do prefeito Eduardo Cesar. A reportagem citou também o fato de o número de acidentes ter sido reduzido em 40% nos locais onde existem as ciclofaixas.
Para o prefeito Eduardo Cesar, a reportagem na revista americana demonstra que o programa que a prefeitura está desenvolvendo em Ubatuba está recebendo reconhecimento. “Fico feliz em saber que estamos sendo citados como referência no uso da bicicleta como meio de transporte. Nossa intenção é fazer com que o ciclista esteja sempre seguro e confortável”, disse o prefeito. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Baixe a edição 18 Sustainable Transport em PDF