Ubatuba recebe neste final de semana a última etapa do Nicoboco Paulista de Escolas de Surf. O evento, que já teve etapas em Itanhaém e Guarujá, define em Ubatuba, a “Capital do Surfe”, a melhor escolinha de surfe do ano. O palco para a decisão não poderia ser melhor, a praia de Itamambuca, que neste ano sediou o SuperSurf, campeonato brasileiro profissional e o Onbongo Pró, campeonato mundial versão WQS.
Na briga pelo título a Escolinha Carlos Bahia,de São Sebastião lidera o ranking, com 1656 pontos; em segundo vem a Magalhães, de Bertioga, com 1341 pontos e a Escolinha do Guarujá aparece em terceiro, com 1187 pontos. Entre as cidades participantes, Ubatuba entra com o maior número de equipes - oito ao todo -, representando três escolinhas: Escolinha Municipal de Surfe (4 equipes), Escolinha do Zecão (3) e Escolinha Suelen Naraísa (1).
Cada time é formado por quatro atletas, nas categorias Petit (até 10 anos), Estreante (12 anos), Iniciante (14 anos) e Feminino (até 16 anos), que competem no sistema Tag Team. Os professores e alunos das escolas visitantes ficarão alojados na EM Padre José de Anchieta e haverá um ônibus para o transporte até Itamambuca.
Escolinha Municipal de Surfe
O treinador da Escolinha de Surfe da Prefeitura de Ubatuba, José Alberto Jacob, acha que os atletas de Ubatuba farão de tudo para vencer em casa. “Estivemos treinando em Itamambuca durante toda a semana e nesta sexta-feira faremos o apronto final, pois queremos vencer a etapa em casa”, diz o técnico.
A Escolinha Municipal não participou da etapa no Guarujá, e não tem muitas chances de conquistar o título.“Esse campeonato não tem descarte e os pontos de uma etapa fazem falta”, lamenta Jacob. Com dez anos, a Escolinha Municipal de Surfe já conquistou por três vezes o campeonato estadual e formou diversos campeões.
“A prefeitura de Ubatuba investe no esporte da cidade e a escolinha de surfe é um exemplo disso. Assim, conseguimos formar atletas de ponta todo ano”, fala o treinador. As equipes da Escolinha Municipal, treinadas por Jacob e pelo professor Fábio Lima são Ubatuba, Ubatubense, Ubatubera, Ubatubana. (Fonte:Assessoria de Comunicação)