A 3ª Companhia do 20º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I) de Ubatuba realizou o “1º Ação Cidadania - Polícia e Comunidade” no domingo, 26, em um evento que reuniu milhares de pessoas que tiveram horas de lazer e prestação de serviços no quartel da PM em Ubatuba.
Na abertura, logo após saudação do capitão Ivo de Oliveira Lopes Jr., comandante da 3ª Cia, aconteceu apresentação da soldado Ligia, que encantou a todos com uma bela apresentação musical. Em
seguida apresentou-se a Banda do CPI 1, da Polícia Militar de São José dos Campos, que executou diversas obras populares. Outra apresentação que chamou bastante atenção do público foi a do Canil da 5º Cia da PM de Taubaté. Durante todo o dia aconteceram apresentações musicais de escolas municipais, dança de rua, judô e ginástica rítmica.
As crianças puderam conhecer as viaturas, motos e equipamentos das Polícias Rodoviárias Estadual e Federal, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e Guarda Municipal. Muita gente também conheceu a Unidade Móvel da Saúde Bucal, da Prefeitura de Ubatuba, que vem percorrendo a cidade, levando princípios de higiene bucal.
Prestação de serviços
Em toda área do quartel havia stands de atendimentos de entidades e prestadores de serviços como Alcoólicos Anônimos, Ordem do Advogados do Brasil, Procon, Proerd, Conselho Tutelar, Banco do Povo, Projeto Tamar, oferecendo orientações, corte de cabelo gratuito, aferição de pressão, tipagem sanguínea e glicemia, pesagem e distribuição de camisinhas. A Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social promoveu preenchimento de formulários de 1ª e 2ª vias de RG e certidões de nascimento e óbito, enquanto a Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento apresentou hortas suspensas e criação de vieiras, entre outras ações.
A Casa do Brinquedo foi uma das atrações mais procuradas, ao lado do stand do Proerd, onde as crianças trocavam armas de brinquedo por brinquedos, e da “Tirolesa”, armada pelo Grupo de Apoio Civil de Caraguatatuba.
Para o Cap. Ivo o principal objetivo foi alcançado. “Queríamos uma interação maior com a população e acredito que conseguimos atingir o objetivo, pois a comunidade respondeu ao chamado. Vamos agora fazer um balanço final do número de atendimentos e estudar novas ações como essa”, disse Ivo, que aproveitou o momento para homenagear a equipe de trabalho. “Quero agradecer a cada um dos policiais militares envolvidos no evento, bem como os funcionários das entidades e órgãos públicos que abrilhantaram o Ação Cidadania”, completou o capitão.
O prefeito Eduardo Cesar também compareceu ao evento e salientou o apoio da prefeitura, por meio de diversas secretarias.“A prefeitura apoiou desde o início o projeto, inclusive montando atendimento em várias áreas e esse é o nosso objetivo, ir ao encontro da comunidade”, disse Eduardo. (Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)