De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social da Prefeitura de Ubatuba, a cidade continua tendo o menor índice de criminalidade do Litoral Norte de São Paulo. O secretário municipal da Pasta, Andrade Henrique dos Santos, explica que isso acontece mesmo Ubatuba sendo uma cidade localizada na divisa entre dois grandes Estados, tendo uma rodovia federal que a atravessa e acesso por mais de 100 km de costa marítima.
“Constantemente nossas polícias têm desbaratado e apreendido criminosos que procuram a cidade de Ubatuba para fazer dela seu quartel general do tráfico de drogas e outras ações ilegais”, disse o secretário. “Esperamos que a partir de 2007, com a Secretaria de Segurança Pública melhor estruturada em equipamento e pessoal, possamos diminuir ainda mais a violência e a criminalidade, mantendo a ordem e proporcionando mais segurança à população”.
O registro de aumento do número de homicídios ocorridos no município entre janeiro e setembro deste ano se deve, principalmente, à turbulência ocasionada pelo PCC (Primeiro Comando da Capital), que culminou em acertos de contas entre meliantes da cidade.
Acredita-se no meio policial que quase todos os homicídios ocorridos neste período foram de pessoas envolvidas com o tráfico de drogas no município. Na busca do motivo pelo qual houve o considerável aumento (de 12 no mesmo período de 2005, para 23 em 2006), concluiu-se que quinze homicídios ocorreram entre maio e julho, justamente no período conturbado pelas ações do PCC.
Na opinião do prefeito Eduardo Cesar, um dos principais motivos de Ubatuba continuar sendo a cidade com o menor índice de criminalidade do Litoral Norte é a integração entre as corporações que cuidam da segurança pública no município. “Temos as polícias militar, civil e a Guarda Municipal sempre trabalhando em conjunto para que o munícipe e o turista sintam-se sempre seguros”, afirma o prefeito. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)