A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Saúde, realizará uma capacitação para manipuladores de alimentos, direcionado aos vendedores ambulantes com licenças novas. O curso acontecerá na segunda-feira, 20, no auditório da E.M. Tancredo, a partir 9 horas. Todas as pessoas que adquiriram as novas licenças deverão passar pela capacitação, sob pena de não receber a licença.
O objetivo do curso é fazer com que os vendedores ambulantes adotem as práticas de higiene necessárias para produzir e comercializar alimentos seguros, evitando infecções e intoxicações alimentares durante a temporada. Serão passadas noções sobre infecções alimentares, hábitos de higiene, desinfecção, armazenamento, descongelamento e formas de evitar a ocorrência de vetores, como ratos e baratas.
O curso terá duração total de quatro horas e os participantes receberão certificado no final. Segundo o superintendente de Proteção à Saúde, Neilton Nogueira, “o curso é obrigatório, para bloquear pessoas que não tenham capacitação para manusear alimentos. Nós queremos diminuir ao máximo o risco de contaminações e infecções alimentares”.
Desinfecção e Esterilização de Instrumentais de Salão de Beleza
Outro treinamento promovido pela Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, será um curso de Desinfecção e Esterilização de Instrumentais de Salão de Beleza. A capacitação acontecerá no auditório do Centro de Referências de Especialidades, nos dias 20 e 22. No dia 20, há duas opções de horário: 9 e 14h. No dia 22, o horário é às 19h. O objetivo do curso é ensinar técnicas de desinfecção para manicures, podólogos, calistas, cabeleireiros e barbeiros, assegurando a qualidade dos serviços prestados à população.
A Superintendência de Proteção à Saúde, órgão ligado à Secretaria de Saúde, está realizando, desde junho, o cadastramento de todos os salões de beleza da cidade. Os estabelecimentos que não estiverem de acordo com as normas da Vigilância Sanitária serão notificados.
De acordo com Neilton Nogueira, o intuito da fiscalização é orientar os profissionais sobre os riscos sanitários. "Nossa função é afastar os riscos à saúde da população. Queremos trabalhar como parceiros desses profissionais, prestando um respaldo técnico aos salões de beleza e barbearias da cidade".
As inscrições podem ser feitas gratuitamente, pelo telefone 3832-6810, com Vânia e Adriano, ou pessoalmente, na Secretaria de Saúde, que fica na Av. Rio Grande do Sul, 710. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)