Cerca de 50 representantes do setor produtivo de Ubatuba, formado basicamente por produtores rurais, pescadores, maricultores e artesãos, participaram de uma palestra sobre cooperativismo, na última terça-feira, 14, na Escola Municipal Pe. Anchieta. O principal objetivo do evento, realizado pela Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa) foi promover a organização dos setores, visando facilitar a comercialização dos produtos.
A palestra foi proferida por um técnico do Sebrae e a proposta para Ubatuba é formar uma cooperativa mista, que englobe os diversos setores produtivos em apenas uma administração. Segundo a secretária da Smapa, Valéria Gelli, esse formato de cooperativa é fruto uma visão moderna, que agora se apresenta como opção. "Geralmente, a grande dificuldade de se formar uma cooperativa é ter um especialista que tenha a visão empresarial necessária para administrar os negócios. Unindo os diversos setores, é possível contratar um só profissional para cuidar de todos os setores. Além disso, a cooperativa passa a ser empresa que responde juridicamente pelo produtor e elimina uma das grandes dificuldades para a comercialização dos produtos, que é a falta de nota fiscal”.
Para o prefeito Eduardo Cesar, com essa reunião, "a semente foi plantada". "A prefeitura está à disposição do grupo para ajudar na formação da cooperativa, que é uma importante ferramenta que facilita na comercialização dos produtos e vem somar forças com o programa de manejo sustentável, que vem sendo desenvolvido pela Smapa". (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)