A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Educação, esteve em São Paulo, na última quinta-feira, 9, para o lançamento oficial do Projeto Educacional Think.com, uma iniciativa da Oracle Education Fountation, fundação norte-americana, sem fins lucrativos, financiada pela Oracle Corporation, empresa líder mundial na área de banco de dados.
O Think.com é uma comunidade de aprendizagem online, direcionada a alunos do ensino fundamental e médio e que reúne 300 mil estudantes e professores de todo o mundo. O projeto é realizado num ambiente virtual totalmente gratuito, onde apenas alunos e professores de escolas participantes podem entrar. O projeto fornece instrumentos gratuitos e atraentes para aprendizagem online.
Através do acesso, os membros utilizam websites e ferramentas interativas para publicar suas idéias, colaborar em projetos e aprender juntos, com professores propondo projetos para serem realizados pelos alunos de forma colaborativa, dentro desta comunidade, que se encontra presente em 48 países.
No Brasil, o projeto conta com as parcerias da “A Escola do Futuro” - núcleo de pesquisa em educação da Universidade de São Paulo – USP e da Prodesp - Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo.
Em Ubatuba
As escolas municipais de Ubatuba “Padre José de Anchieta” e “Tancredo de Almeida Neves” foram as primeiras escolas públicas no Brasil a ingressar no projeto. Professores de ambas escolas já participaram da capacitação com o Prof. Dr. César Nunes, da Escola do Futuro da USP. “Somos gratos a Oracle e à Escola do Futuro por terem nos dado a oportunidade de sermos as primeiras instituições públicas de ensino no Brasil a integrar nessa comunidade educacional. Nosso trabalho agora é dar continuidade e conseguir meios de ampliar o máximo possível o acesso a todos os nossos alunos” disse a secretaria de Educação de Ubatuba, Patrícia Pereira.
Para o prefeito Eduardo Cesar, o ingresso das escolas de Ubatuba no Think.com é extremamente importante porque oferece oportunidades que até então eram de difícil acesso para a maioria dos alunos. “A inclusão da informática nas escolas municipais é essencial, já que a tecnologia está cada vez mais presente em todas as áreas de trabalho. Nossos alunos devem estar preparados e habituados com os conceitos de Internet”, concluiu o prefeito. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)