Tendo como objetivo apresentar os trabalhos realizados pela equipe da Agenda 21 e sua importância como instrumento para a participação efetiva da comunidade nas políticas públicas do município, a coordenadora da Agenda 21 de Ubatuba, Patrícia Maciel de Souza Pereira, se reuniu com vereadores no dia 31 de outubro. Na ocasião, foi apresentada a A3P que é a Agenda Ambiental na Administração Pública.
A coordenadora explicou aos presentes como fortalecer os conselhos distritais, tendo como objetivo um desenvolvimento que permita atender às necessidades da geração atual sem comprometer o direito das futuras gerações. Também foi abordado o fortalecimento das instituições para atuar com responsabilidade e cooperação visando os interesses coletivos.
Na opinião de Patrícia, é preciso propor planos viáveis para criar uma sociedade sustentável, consolidando a visão da comunidade como protagonista atuante no planejamento da cidade. “Temos que priorizar a qualidade de vida, amenizar impactos e potencializar a sustentabilidade”, afirma a coordenadora da Agenda 21 em Ubatuba.
O que é a Agenda 21
A Agenda 21 é um plano de ação para ser adotado global, nacional e localmente, por organizações do sistema das Nações Unidas, governos e pela sociedade civil, em todas as áreas em que a ação humana causa impacto ao meio ambiente. Constitui-se na mais abrangente tentativa já realizada de orientação para um novo padrão de desenvolvimento para o século XXI, cujo alicerce é a sinergia da sustentabilidade ambiental, social e econômica, perpassando em todas as suas ações propostas. A Agenda 21 traduz em ações o conceito de desenvolvimento sustentável. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)