O Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência realizou uma reunião interna, nesta segunda-feira, 6, que aconteceu na Secretaria Municipal de Educação. O objetivo do encontro foi apresentar os trabalhos realizados pelas entidades voltadas a esse público. Participaram do evento representantes da Unidade de Reabilitação (Unir), órgão ligado à Secretaria de Saúde, o projeto Educação Resgatando Oportunidades (Eroi), o projeto Tamar, a Associação de Deficientes de Ubatuba (Aduba) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
Segundo a presidente do Conselho, Yara Camargos, a interação entre as entidades é fundamental para desenvolver um trabalho efetivo, voltado aos deficientes no município. “Precisamos conhecer os trabalhos de nossos parceiros, trocar informações, enfim, lutar pelos interesses dos deficientes de Ubatuba”, diz.
Na reunião, além das apresentações de cada entidade, foram discutidos assuntos relevantes, como o desenvolvimento de políticas públicas voltadas aos deficientes, questões de acessibilidade urbana, a necessidade de profissionais, a demanda no município, a inclusão de deficientes no ensino regular, o planejamento de ações para os próximos anos, entre outros.
Para o prefeito Eduardo Cesar, Ubatuba está evoluindo na questão da atenção ao portador de necessidades especiais. “A criação do Conselho já foi um grande avanço e acreditamos que daqui para frente, com as entidades interagindo, as coisas só tendem a melhorar”. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)