Foto:Odirlei Coutinho/Ivan Storti
O ubatubense Odirlei Coutinho foi o último atleta nacional a se despedir da etapa brasileira do Circuito Mundial de Surfe, versão WCT ,elite do surfe mundial, que acontece em Imbituba, Santa Catarina, desde a semana passada. Odirlei foi a grande surpresa do evento e mostrando determinação, eliminou da competição o tricampeão mundial Andy Irons e avançou, na segunda-feira, para as oitavas de final do torneio. O próximo adversário foi o também havaiano Fredrick Patacchia, que Odirlei enfrentou nesta terça-feira.
Apesar de ter liderado grande parte da sua última bateria, o brasileiro perdeu a liderança no final e está fora da competição. Odirlei marcou 10.83 em suas primeiras ondas, enquanto o havaiano conquistou uma nota 8, logo no começo da competição, precisando de uma nota baixa, que veio nos instantes finais: 3.07 .
O ubatubense passou a precisar de uma nota 5.25 para reassumir a liderança, mas Patacchia aproveitou o bom momento e conseguiu 5.27 em sua última onda; faltando 38 segundos para o final da bateria, Odirlei passou a precisar de 7.45. No último segundo o ubatubense ainda achou uma onda que lhe valeu 6.50, nota insuficiente para dar prosseguimento ao sonho brasileiro, já que Peterson Rosa, o outro brasileiro que ainda estava na prova, foi derrotado, também nas oitavas de final, pelo o australiano Darren Oafferty.
Com a eliminação Odirlei termina a prova na nona posição, conquistando seiscentos pontos no ranking e cinco mil e quinhentos dólares de prêmio. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)