Teve início nesta terça-feira, 24, em Ubatuba, um dos maiores confrontos internacionais em águas brasileiras. O Onbongo Pro Surfing reuniu, na Praia de Itamambuca, cerca de 200 competidores, de vinte países, e milhares de amantes do surfe, no último evento com nível máximo seis estrelas do WQS (World Qualifying Series), antes do fechamento da temporada de 2006, no Havaí.
Estarão em jogo um total de 125 mil dólares em prêmios e 2.500 disputadíssimos pontos na corrida pelas últimas vagas na lista do 15 surfistas que vão entrar para a elite do surfe mundial, o WCT, em 2007.
A competição será dividida em três rodadas de 24 baterias. Na terça-feira, entram na água os surfistas que não têm boas colocações no ranking mundial. Os mais bem colocados fazem parte da lista dos principais cabeças-de-chave, que só estréiam na terceira fase, quando começa ser distribuída a premiação em dinheiro. As disputas seguem até o domingo, 29, sempre com início às 8h.
Ubatuba de volta ao Circuito Mundial
Depois de quatro edições disputadas na Praia Mole, em Florianópolis, a etapa do WQS, Onbongo Pro Surfing, vem resgatar Ubatuba, que há dez anos não recebia um evento de surfe com nível internacional.
O brasileiro mais bem colocado no ranking do WQS 2006 é o cabo-friense Victor Ribas, único que está garantindo sua permanência na elite do WCT pelas duas listas classificatórias; ele está entre os 27 que são mantidos pelo ranking principal (25º lugar) e entre os 15 que o WQS indica para completar o grupo de 42 componentes do WCT, onde ocupa o oitavo lugar, com Neco Padaratz em décimo.
Além deles, estão no grupo que tenta entrar para o WCT em 2007, o pernambucano Bernardo Pigmeu, o gaúcho Rodrigo Dornelles e o carioca Leonardo Neves. Outro brasileiro que tenta entrar na elite do surfe mundial é o cearense Heitor Alves, que foi campeão do Onbongo Pro Surfing de 2005 e vai tentar o bicampeonato nas ondas de Itamambuca. Depois de Heitor Alves, os brasileiros que estão mais próximos da zona de classificação para a elite do surfe são o alagoano Marcondes Rocha, o paranaense Jihad Kohdr e o também cearense André Silva.
Bom tempo promete agito nas areias de Itamambuca
Depois de muitos dias chuvosos, o sol deu o ar de sua graça em Ubatuba nesta segunda-feira, 23. A previsão é de sol para a terça-feira, até, pelo menos a quinta-feira à tarde. Quanto à condição das ondas, no início da semana havia de meio a um metro em Itamambuca, com ondas por toda a praia e formação um pouco irregular, com ondulação de sudeste em toda a costa.
Se o tempo continuar ensolarado, as areias da tradicional praia prometem ainda mais gente bonita desfilando nos dias da competição, principalmente durante o final de semana. Para quem gosta de agito até de madrugada, a festa oficial do Onbongo Pro Surfing acontece na Tribo Club, no sábado, dia 28.
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)