Dando continuidade às discussões sobre as leis federais referentes à pesca e à maricultura em Ubatuba, aconteceu, na última quinta-feira, 19, uma reunião técnica com autoridades de competência resolutória das esferas regional, estadual e federal, associações e entidades da pesca e da maricultura e ongs. A reunião foi convocada pelo Ibama/Brasília, graças a uma solicitação oficiada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento de Ubatuba e das entidades da Pesca. Como os assuntos a serem tratados eram questões relevantes para todo o Estado, outros municípios foram convidados a participar.
Os principais assuntos abordados foram as portarias referentes à licença de pesca para camarão, ao defeso do camarão, da pesca de tainha e parati, do dispositivo de escape de tartaruga (TED), das sementes de mexilhões, da forma de captura de camarão branco e do cultivo de algas marinhas. Os presentes discutiram todas as reivindicações do setor pesqueiro e da maricultura e deram encaminhamentos a todas as questões , que serão respondidas diretamente de Brasília. Finalizando a reunião, o chefe da fauna e flora do Ibama/Brasília, Dr. Rômulo Mello se comprometeu a responder às questões abordadas o mais rápido possível, para proporcionar soluções viáveis aos pescadores.
Estiveram presentes na reunião representantes da prefeitura de Ubatuba- Smapa ; do Ministério da Agricultura; da Associação de Maricultores do Estado de São Paulo (Amesp); as Colônias: Z-10, de Ubatuba; Z-6 de Ilhabela e Z-8 de Caraguá; Ong Mar Vivo, Associação Pescadores da Enseada; Associação de Pescadores da Barra Maranduba e Região Sul; Ministério Público Federal; Instituto de Pesca; IBAMA Federal e Estadual; Cepsul Santa Catarina; Associação de Pescadores de Ubatuba; Associação de Pescadores da Barra e da região sul ; Associação dos Pescadores de Caraguatatuba ; Prefeitura de Caraguatatuba e Promotoria do Meio Ambiente do Litoral Norte e Projeto TAMAR Pesca; Polícia Ambiental .
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)