Foto: René Nakaya
Cerca de mil participantes de vários grupos folclóricos de Ubatuba e de várias partes do Brasil estiveram presentes no II Festival de Cultura Popular – Caiçarada, que aconteceu no último final de semana no Terminal Turístico do Perequê-Açu. O grande público que compareceu ao evento pôde presenciar danças gaúchas, pernambucanas, marajoaras, piauienses, do centro-oeste e do interior paulista. Um dos pontos altos do evento aconteceu no sábado, quando seis grupos folclóricos desfilaram no centro da cidade, tocando e dançando para o público.
O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), com a participação integrada de diversas secretarias. O prefeito Eduardo Cesar afirma estar satisfeito com o resultado do evento. "A Caiçarada é um evento que tem capacidade para se tornar uma grande atração turística e cultural. É bonito ver tantas manifestações diferentes reunidas, trocando experiências e enchendo os olhos das pessoas de cores e vida. Eventos como este valorizam a cultura e o folclore brasileiro”.
Nei Martins, um dos organizadores, justificou a importância do encontro para os grupos folclóricos locais, muito conceituados por estudiosos brasileiros. “É fundamental o contato dos nossos grupos com os de fora, para a valorização e também para o aperfeiçoamento de seu trabalho”, disse ele.
A Caiçarada ainda apresentou comidas típicas, artesanato, exposição fotográfica e de artes plásticas, oficinas de construção de rabecas e canoas, corridas de canoeiros, campeonato de truco e apresentação de vários grupos musicais locais.
Os participantes
De fora, vieram os seguintes grupos: Cheiro de Mate, Godap, Congada de São Benedito, Moçambique Cultural, Moçambique N. Sra. Do Rosário, Moçambique Mirim, Congada Rosa, Maracongada do Erê, Grupo de Maracatu de Tremembé, Lanceiros do Folclore, Bandeireiros do Divino. Representaram Ubatuba os seguintes grupos: Congada de Bastões do Puruba, Fandango do Prumirim, Grupo Cultural Itapoá, do Itaguá, Grupo Indígena da Aldeia Boa Vista, Grupo Guaruçá, Grupo Canoá e Lira Padre Anchieta.
(Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)
Foto: René Nakaya