A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa) realizou, nesta quarta-feira, 4, cursos de hortas suspensas na Escola Anchieta, gratuitamente. Os cursos, que aconteceram nos períodos da manhã e da tarde, reuniram cerca de 45 pessoas, inclusive dois adolescentes da Fundac. Devido ao grande sucesso e da procura por vagas, uma nova data já foi marcada para o dia 7 de novembro e existe uma lista de espera para cursos que acontecerão em 2007.
O principal objetivo do evento, segundo a secretária da Smapa, Valéria Gelli, é incentivar a alimentação saudável. "Além da certeza de estar consumindo um produto natural, a pessoa que opta pela horta suspensa economiza, faz uma terapia ocupacional e ainda ajuda a natureza, uma vez que a horta suspensa é feita com materiais reciclados".
O conteúdo do curso
O projeto de hortas suspensas foi desenvolvido pelo agricultor e chefe de fomento à agricultura da Smapa, Aparecido Cardoso. O curso conta também com aulas da nutricionista Dra. Mirna Zucheratto e do agrônomo Christian Bacci. Os participantes do curso aprendem técnicas de adubação, irrigação, compostagem orgânica, além de aulas sobre sementes, produção de mudas, informações nutricionais, qualidade dos alimentos, interação com o meio ambiente e a prática de se plantar mudas diversas em garrafas pet, caixinhas de produtos longa-vida e outros materiais que podem ser reaproveitados.
Dentro de recipientes como a garrafa pet, é possível cultivar as mais diversas ervas aromáticas e medicinais, além de hortaliças, como: alface, rúcula, tomate, pimentão, almeirão, espinafre, chicória, pepino e outros. Para isso, é preciso apenas uma pequena área onde bata sol em algum período do dia e um pouco de disposição para cuidar das plantas. Para o dia do curso, o participante deverá levar duas garrafas pet, uma tesoura ou estilete e um rolo de barbante.
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)