A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento promoveu nesta semana um curso de manipulação de pescados. Cerca de 50 pescadores e mulheres camaroeiras, envolvidos com a pesca, manipulação e a comercialização de pescados no Mercado Municipal de Peixes participaram do evento, que aconteceu no auditório da Fundart, na última terça-feira, 3. Ao todo, foram 8 horas de um curso intensivo que tratou de assuntos diversos, como: perigos de contaminação química, biológica e física, doenças transmitidas por alimentos, boas práticas de armazenamento, conservação, limpeza e manipulação, tratamento ao cliente.
Para a secretária da Smapa, Valéria Gelli, o objetivo do curso foi proporcionar aos profissionais da área informações capazes de agregar valor aos produtos que eles comercializam. "Nós estamos desenvolvendo diversas atividades para fazer com que a agricultura, a pesca e a maricultura sejam desenvolvidas de forma responsável em Ubatuba. Dessa forma, conseguimos aumentar a qualidade de nossos produtos, dando segurança aos consumidores e maior lucro aos produtores".
Os participantes assistiram a uma palestra ministrada pela veterinária responsável pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF), órgão ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ana Maria Paschoal da Cruz, e da nutricionista da Smapa, Mirna Aparecida Zucheratto. A capacitação foi promovida numa parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa), o Ministério de Agricultura, Pesca e Abastecimento e a Ong Mar Vivo, com apoio da Fundart.
Segundo o prefeito Eduardo Cesar, a preocupação com a especialização dos profissionais ubatubenses é uma constante em seu governo. "Nós estamos sempre incentivando as secretarias a promover esse tipo de curso. Os profissionais só têm a ganhar, uma vez que as capacitações são gratuitas e trazem informações importantes que, se aplicadas, são capazes de trazer grandes benefícios a todos”.
O curso de manipulação de pescados acontecerá novamente, no próximo dia 24, na Fundart, a partir das 8 horas e será voltado, principalmente, a funcionários e proprietários de peixarias da cidade. Os interessados podem se inscrever pelo telefone 3833-3500, ou pessoalmente, na Smapa, com Mayr ou Nilda.
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)