A Prefeitura de Ubatuba, através da Sala Verde, realizou na escola Municipal Nativa Fernandes Faria, no bairro do Sertão da Quina, a Semana Verde de Educação Ambiental. Durante esta semana os alunos passaram pelas “aulas verdes”, com palestras, vídeo e plantio de espécies da Mata Atlântica ameaçadas de extinção nas matas ciliares da região. Foram plantados ingás, aldrago, pau-viola, ipê-branco e outros. Os professores da unidade escolar receberam o primeiro módulo do curso de capacitação, que será concluído na próxima semana.
Outra importante atividade desenvolvida pela Sala Verde foi o curso de Educação Ambiental que aconteceu no fim do mês de setembro, dirigido à comunidade, com presença recorde de participantes, inclusive de alunos do EJA da Escola Estadual Áurea Rachou. O evento incluiu a apresentação do balé do grupo de dança e teatro ambiental da Sala Verde, oficina que conta com instrução voluntária do dançarino Héde Capillé aos alunos do Sertão da Quina, Tabatinga, Maranduba, Araribá, Rio Escuro e Rio da Prata.
Segundo os coordenadores da Sala Verde, Vânia Carrozzo e José Carlos Firme, os moradores do Sertão da Quina tem tido grande integração com as atividades da Sala Verde. “Através da participação nos cursos e no Projeto Guia Mirim, os jovens têm demonstrado prontidão para conhecer e evitar as interferências que aos poucos aumentam os problemas ambientais que interferem na qualidade de Ubatuba”.
Outra ação que contou com o apoio e agradecimentos da comunidade foi a confecção de placas educativas que contêm mensagens de alerta ambiental e de sensibilização sobre o elevado valor cultural e turístico do bairro, que muitas vezes, passa despercebido pelo próprio morador. “Esses são os passos iniciais dos trabalhos educacionais a serem aplicados no bairro e a continuidade depende da participação ativa da comunidade, dos esforços da equipe e de voluntários”, disse Vânia Carrozzo.
O que é a Sala Verde?
Entende-se por Sala Verde um espaço definido dedicado ao delineamento e desenvolvimento de atividades de caráter educacional voltadas à temática ambiental, tendo como uma das principais ferramentas a divulgação e a difusão de publicações sobre Meio Ambiente. O Brasil dispõe hoje de 111 Salas Verdes.
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)