A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde está disponibilizando à população mais uma equipe de profissionais especialistas, que irão atender a população no Centro de Referências de Especialidades. Trata-se de uma equipe formada por três cirurgiões-dentistas, especialistas em traumatologias buco-maxilo-faciais, comandada pelo Dr. Nestor Estéfano de Oliveira, que já trabalhava na Santa Casa de Ubatuba há alguns anos, e agora está realizando atendimento ambulatorial.
Esse atendimento, que começou nesta sexta-feira, 22, e acontecerá todas as semanas, sempre às sextas-feiras, das 13 às 16h, é voltado para pessoas com problemas e dores no sistema estomatognático, ou seja, problemas relacionados à articulação temporo-mandibular e neuralgias, mas principalmente pronto-atendimento e acompanhamento de casos de fraturas nos ossos da face, operados na Santa Casa.
Na opinião do superintendente de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Erico Vasconcelos, a contratação desse profissional vem acrescentar um serviço importante, que estava sem assistência no município. "Os acidentes que envolvem a região da face são muito comuns. O rosto é uma parte do corpo extremamente importante, não só no aspecto estético e funcional, mas também no aspecto social”. Para o prefeito Eduardo Cesar ter um profissional nessa área é mais uma conquista para o município na área da saúde.
Índice alarmante
Em relação aos acidentes, o Dr. Nestor explica que grande parte dos atendimentos feitos na Santa Casa durante os finais de semana são provocados pelo consumo de bebidas ou drogas. "Cerca de 90% das ocorrências nesses dias são resultado de acidentes, brigas e tiros. A maioria desses casos envolve lesões no rosto. Quando há um profissional especialista atendendo, a identificação, diagnóstico e encaminhamento ficam muito mais fáceis", afirma o dentista.
Quem tiver necessidade de passar por uma consulta com esse profissional deve procurar, primeiramente, a Unidade de Saúde da Família do bairro para realizar uma avaliação e encaminhamento para o especialista.
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)