Quase três toneladas de lixo foram recolhidas nos rios e praias de Ubatuba no Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (DMLRP), que aconteceu no último sábado, dia 16. O Cuidágua, projeto que organizou o evento, mobilizou 117 participantes, incluindo membros da Guarda Mirim, da Sociedade Parque Guarani, da equipe Ecoar e gente da comunidade. Foram realizados arrastões de limpeza nos rios Acaraú, Tavares e Grande, em cerca de 2 horas de trabalho. O resultado foi a coleta de 47 sacos de lixo de 60 litros.
Realizado anualmente há 20 anos, o Dia Mundial de Limpeza é incentivado pela International Ocean Conservation em mais de 120 países e tem como objetivo chamar a atenção da população e de governantes para a questão do lixo. Em Ubatuba, o evento foi coordenado pela Agenda 21 e participaram da coleta cerca de 300 pessoas de várias entidades ambientalistas, Prefeitura e população em geral.
A maior parte do material recolhido é de embalagens plásticas, mas também foi encontrada grande quantidade de vidro e papel. Ao mesmo tempo, os participantes distribuíram à população do entorno dos rios a cartilha do Projeto e o calendário de oficinas educativas realizadas aos sábados em escolas.
No encerramento do DMLRP, arte-educadores do Cuidágua reuniram-se com todos os participantes no Terminal Turístico do Perequê-Açu para expor o resultado da coleta e realizar exercícios educativos com crianças. Participaram também alunos da Fundac, do Mestre de Capoeira Jequié, da Fanfarra do Colégio Anchieta, da Escolata da Escola do Horto e o Projeto Dança e Música da Escola Josefina. Um abaixo-assinado pedindo a ampliação da coleta seletiva de lixo também correu entre os presentes.
Site
Já está disponível para acesso o site do Cuidágua. São várias páginas com informações completas sobre o projeto, com relatórios, planejamento, mapas, quem é quem, informações importantes sobre a água e muito mais. Anote: www.assu.org.br/cuidagua.
O Projeto Cuidágua é realizado pela ASSU, Seiva - Advogados pela Natureza e Prefeitura Municipal de Ubatuba e é financiado pelo Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos de São Paulo).
(Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)
Na foto: Guarda Mirim e população participam da coleta de lixo no rio Acaraú