A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa), abriu inscrições para mais dois novos cursos, nas áreas de maricultura e pesca. O primeiro, a ser realizado no dia 25 de setembro, é um curso de coletores de sementes de mariscos e é voltado para maricultores já atuantes no município. O segundo acontecerá no dia 3 de outubro e tem como tema a "Manipulação de Pescados". Esse, tem como público-alvo todas as pessoas que trabalham com peixes, de alguma forma.
O objetivo das capacitações, segundo o chefe de fomento à pesca da Smapa, Élvio Damásio, é aperfeiçoar os profissionais da área, seguindo o programa de manejo sustentável da Prefeitura. "Nossa intenção é promover a capacitação e, além disso, aumentar a qualidade de nossos produtos, para que os consumidores, turistas ou não, tenham mais confiança de estar adquirindo bons alimentos. Para os comerciantes, a grande vantagem é agregar valores aos seus produtos".
As inscrições para o curso de manipulação podem ser feitas no Mercado Municipal de Peixes, falar com Gustavo ou na Smapa com Mayr ou Nilda. O de coletores de sementes deve ser feito somente na Smapa. Ambos os cursos são gratuitos. Para mais informações, ligue: 3833-3500 ou 3832-4116.
Coletores de Sementes
O curso para maricultores acontecerá, no dia 25 de setmbro, no Instituto de Pesca, das 9 às 17h. Os inscritos aprenderão a fazer um novo modelo de coletor, que facilita a coleta e a incrustação de sementes. Esse coletor foi totalmente desenvolvido em Ubatuba e apresenta uma forma ecológica e menos trabalhosa, uma vez que o produtor não precisa ir à costeira para buscar as sementes. Esse curso é promovido em parceria com a Associação de Maricultores do Estado de São Paulo (Amesp) com o apoio do Instituto de Pesca. Serão oferecidas 25 vagas.
Manipulação de Pescados
O curso de Manipulação de Pescados acontecerá, no dia 3 de outubro, no auditório da Fundart, das 9 às 17h. Os participantes assistirão a uma palestra ministrada pela veterinária responsável pelo Serviço de Inspeção Federal (Sif), órgão ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ana Maria Paschoal da Cruz, e da nutricionista da Smapa, Mirna Aparecida Zucheratto. Serão abordados assuntos, como: perigos de contaminação química, biológica e física, boas práticas de armazenamento, conservação, limpeza e manipulação. Esse curso é promovido numa parceria entre parceria Smapa e Mapa com apoio da Fundart.
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)