Começa nesta sexta-feira, dia 15, a tradicional Festa de Nossa Senhora das Dores, em sua 50ª edição. O evento comemora os 50 anos de existência da Capela dessa santa, que fica no bairro do Itaguá. Muita música, cultura caiçara, histórias contadas por antigos moradores, teatro e comida farão parte dessa festa, que acontecerá até o domingo, 17.
A festa se inicia com uma procissão que sai da casa dos festeiros Bino e Janaína, seguida de uma missa na Capela. Depois, haverá show com a banda Balaio de Gato, exposição de fotos que retratam a cultura e histórias dos antigos. No sábado, 16, a partir das 19h30, acontece uma missa sertaneja, seguida de um teatro contando as histórias da Capela e um show musical com a banda Tribandas.
No domingo, a programação começa na parte da manhã, às 9h com uma corrida pedestre rústica, nas categorias adulto feminino e masculino. Às 10h, o Projeto Tamar/Ibama realiza soltura de tartarugas na Praia do Itaguá. Após, acontece corrida de canoas e almoço caiçara, com o famoso prato a base de peixe com banana verde, chamado Azul Marinho.
Na parte da tarde, tem apresentação do grupo parafolclórico "Guaruçá", procissão saindo da casa dos festeiros Élvio e Rosely, queima de fogos e encerramento com show do Fandango Caiçara e Banda ECC. O evento tem o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e Fundart.
(Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)