A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está reativando o Atendimento Programado de Assistência Odontológica nos Bairros (Apaob) em Ubatuba. A Vila de Picinguaba será o primeiro local onde será realizada a ação, no dia 20 de setembro, a partir das 7 horas. Cerca de 20 profissionais da área de saúde bucal, entre funcionários da prefeitura e voluntários, estarão presentes. Toda a comunidade da região poderá ser atendida nesse dia, desde crianças até idosos. Além da consulta odontológica, os profissionais prestarão informações sobre doenças bucais e prevenção.
Depois de Picinguaba, a proposta da equipe de saúde bucal, que tem o Superintendente da Atenção Básica, Érico Vasconcelos na organização de suas ações, é estender as atividades da Apaob por todo o município, realizando-as a cada 15 dias nas regiões norte, sul e centro-sul, com retornos semanais para o acompanhamento dos pós-operatórios. A próxima Apaob está prevista para acontecer na primeira semana do mês de outubro no bairro do Araribá.
A idéia da retomada desse trabalho, que estava desativado desde 1997, partiu da equipe de saúde bucal que atua na rede municipal de Ubatuba, tendo o apoio da Associação dos Cirurgiões-Dentistas de Ubatuba (ACDU) e se fortaleceu com a chegada da Unidade Móvel de Saúde Bucal. O trabalho consiste em facilitar o acesso das populações que residem em localidades mais distantes às ações de saúde bucal, que abrangem educação, prevenção e assistência.
Érico Vasconcelos afirma que o principal objetivo do projeto é amenizar a demanda reprimida existente, que possui necessidades acumuladas de tratamento odontológico. "Eu não vejo outra maneira das ações de saúde bucal acontecerem de maneira eficiente. O Apaob é um formato de atendimento que corresponde às expectativas da população. A chegada da Unidade Móvel representa grande avanço para o município nesse sentido. Finalmente, poderemos propiciar atendimento às populações mais carentes e distantes do município".
Para o prefeito Eduardo Cesar, a Saúde Bucal é uma necessidade que merece atenção no município. Ele ressalta que essa questão foi citada pela população em todas as conferências de saúde acontecidas neste ano. A saúde do ser humano começa pela boca, pela alimentação, pela fala e pelo sorriso. Proporcionar atendimento odontológico à população também é oferecer respeito e dignidade ao cidadão, disse o Prefeito.
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)