Aconteceu, nesta quinta-feira, dia 31, o Dia da Saúde, promovido pela equipe de humanização da Santa Casa de Ubatuba. Durante todo o dia, o público pôde realizar exames gratuitos por profissionais de saúde do município, além de participar de atividades esportivas e apresentações culturais. A ação aconteceu no estacionamento da Santa Casa.
Uma equipe de fisioterapia da Clínica Santa Isabella realizou avaliações posturais nos presentes, foi feita medição de pressão com enfermeiros da Santa Casa. Nutricionistas da Santa Casa fizeram medição de índice de massa corpórea, orientação a hipertensos e diabéticos. O alongamento ficou a cargo do Grupo da 3ª Idade, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Esportes e o grupo Nova Maré fez apresentações de capoeira.
O Centro de Especialidades da Prefeitura de Ubatuba foi representado pela Equipe de Prevenção e Atenção à Aids (Epaa) que distribuiu material educativo de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, além de camisinhas masculinas e femininas. A Sociedade de Apoio aos Pacientes com Câncer de Ubatuba (Sapo-Uba) também esteve presente com seu trabalho de divulgação e esclarecimento sobre a doença. Também foi distribuído material de prevenção de hanseníase e tuberculose. A Unidade Móvel de Saúde Bucal também foi uma novidade que atraiu a atenção do público.
Humanização e atendimento digno a todos
A Equipe de Humanização da Santa Casa, formada por voluntários e funcionários de diversas áreas, tem como proposta, trazer a prevenção de doenças e a promoção de saúde para o cotidiano da população ubatubense. A assistente administrativa da Santa Casa, Janaína Abreu, afirma que a equipe de humanização é uma nova proposta que busca dar à comunidade uma visão diferenciada do ambiente hospitalar. "Nós estamos trabalhando para prestigiar a comunidade como um todo. A idéia é comemorar datas importantes, além de dar um bom acolhimento aos pacientes, ouvi-los, saber suas opiniões, registrar críticas e sugestões para melhorar o atendimento a cada dia".
Para o prefeito Eduardo Cesar, ações como essa, vêm ao encontro da proposta de revitalizar o sistema de saúde em Ubatuba, proporcionando ao cidadão um atendimento mais digno e humanizado. "Quando investimos na prevenção e não só na cura, nós conseguimos diminuir sensivelmente a incidência de doenças. Consequentemente, os atendimentos, se necessários, são otimizados."
(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)