Mário Ricardo de Oliveira, o Mário Gato, um caiçara do bairro do Itaguá em Ubatuba, vem ensinando a nova geração de caiçaras a fabricar sua própria rabeca, um instrumento pouco conhecido para muitos. A rabeca, parecida com um violino, é um instrumento de acompanhamento nas manifestações folclóricas, sobretudo as caiçaras, fazendo conjunto com a viola, o pandeiro e o tambor. Uma das formas de músicas mais executadas pelos rabequistas é o fandango, um conjunto de ritmos e danças.
As terças e quartas-feiras Mário Gato ensina na FUNDART – Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba a arte que aprendeu do mestre-artesão “seu Ricardo do Ubatumirim”, um caiçara de 78 anos. “Me senti na obrigação de aprender. Ele é um dos últimos mestres aqui da região e a nossa cultura não pode ser esquecida e deve ser passada de geração para geração”, conta Gato que começou a fabricar rabecas há cinco anos quando apenas ajudava “seu Ricardo”. Hoje aos 30 anos já se considera um propagador desta arte.
A oficina de construção de rabecas da Fundart conta hoje com seis alunos, na faixa etária de 25 a 30 anos, e que também são ouvintes dos “causos” caiçaras contados pelo professor durante seus ensinamentos. Após a construção dos instrumentos, Mário Gato diz que pretende montar uma orquestra de rabecas. “Pretendo ensinar desde a confecção, afinação chegando até como se toca o instrumento. A rabeca se aprende observando, no convívio com os mestres. O seu estilo é livre, com afinações adequadas para cada música”. Para se produzir uma rabeca podem ser utilizadas as madeiras guairana de leite, caixeta e cedro rosa.
A oficina acontece às terças e quartas-feiras, das 9 às 12 horas e das 14 às 16 horas no Sobradão do Porto. Mais informações com Jorge Basso pelo telefone (12) 3833-7000.
Que instrumento é esse?
A rabeca é instrumento de arco de origem árabe, utilizado desde a Idade Média. No Brasil é encontrada de norte a sul, sendo confeccionada por artistas populares em suas comunidades. É utilizada em manifestações populares e religiosas desde os remotos tempos da colonização.
A construção, afinação e a maneira de tocar mudam de acordo com a região de origem, bem como o material utilizado em sua confecção. A rabeca tanto pode ser de madeira, de cabaça ou de bambu e o número de cordas também varia podendo ter três, quatro ou cinco cordas e pode variar de tamanho, formato e afinação.Ultimamente tem sido difundida por músicos populares que a trouxeram para os grandes centros urbanos.
(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)