A equipe de humanização da Santa Casa de Ubatuba realizará, no próximo dia 31, o “Dia da Saúde”. Serão realizados exames gratuitos por profissionais de saúde do município, além de atividades esportivas e apresentações culturais. A equipe, formada por voluntários e funcionários de diversas áreas, tem como proposta, trazer a prevenção de doenças e a promoção de saúde para o cotidiano da população ubatubense. A ação acontecerá no estacionamento da Santa Casa, na Rua Professor Thomaz Galhardo, das 9 às 16 horas.
A assistente administrativa da Santa Casa, Janaína Abreu, afirma que a formação da equipe de humanização é uma nova proposta que busca dar à comunidade uma visão diferenciada do ambiente hospitalar. "Nós estamos trabalhando para prestigiar a comunidade como um todo. A idéia é comemorar datas importantes, além de dar um bom acolhimento aos pacientes, ouvi-los, saber suas opiniões, registrar críticas e sugestões para melhorar o atendimento a cada dia".
Programação para o Dia da Saúde
Serão realizados exames de glicemia capilar, pelo Litoral Saúde, avaliação postural com a equipe de fisioterapia da Clínica Santa Isabella, medição de pressão com enfermeiros da Santa Casa, medição de índice de massa corpórea, orientação a hipertensos e diabéticos feita por nutricionistas da Santa Casa.
O Centro de Especialidades da Prefeitura de Ubatuba distribuirá material educativo e a Academia Biodance promoverá atividades esportivas com dança. O alongamento ficará a cargo do Grupo da 3ª Idade, sob a coordenação da secretaria Municipal de Esportes e o grupo Nova Maré fará apresentações de capoeira. Para abrilhantar o evento, a Lira Padre Anchieta fará uma apresentação com instrumentos de sopro. Serão montadas cinco barracas no local e quem comparecer poderá conferir uma exposição de material diverso sobre saúde, cuidados, prevenção e orientação.
Para o prefeito Eduardo Cesar, ações como essa, vêm ao encontro da proposta de revitalizar o sistema de saúde em Ubatuba, proporcionando ao cidadão um atendimento mais digno e humanizado. "Quando investimos na prevenção e não só na cura, nós conseguimos diminuir sensivelmente a incidência de doenças. Consequentemente, os atendimentos, se necessários, são otimizados."
(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)