A Associação Socioambientalista Somos Ubatuba (Assu) iniciou nesta segunda-feira, dia 21, o Projeto de ação ambiental Cuidágua – Despertando o Cuidado com as Águas de Ubatuba. Durante a primeira semana, de 21 a 26, monitores percorreram o rio Tavares e realizaram oficinas na E. M. Padre Anchieta, com a participação de 80 pessoas, entre crianças e adultos. Na segunda semana será a vez do rio Acaraú, e na terceira, o Rio Grande. O projeto segue durante três meses, visitando os rios nesta ordem.
A idéia do projeto é percorrer os três rios da sub-bacia 7 de Ubatuba, ou seja, Rio Tavares, Acaraú e Grande, visitando moradores, comerciantes e trabalhadores que dependem dos rios ou residem em suas margens. Além disso, aos sábados, as comunidades estão sendo convidadas a participar das oficinas de planejamento participativo e arte-educação, que acontecem sempre a partir das 15 horas, nas escolas dos bairros envolvidos.
As comunidades visitadas estão respondendo a um questionário que aborda assuntos como: preservação ambiental, o cuidado com os rios, uso racional da água, tecnologias sustentáveis, destinação adequada dos resíduos, pesca responsável, integração dos ecossistemas, entre outros temas. A partir dessas ações, os organizadores do Projeto Cuidágua esperam ter um diagnóstico sócio-ambiental, bem como sensibilização das comunidades para a preservação desses rios.
O Projeto Cuidágua é promovido pela Associação Socioambientalista - Somos Ubatuba ASSU, financiado pelo Fehidro (Fundo de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo) e tem parceria com o Instituto SEIVA e a Prefeitura Municipal de Ubatuba O prefeito Eduardo Cesar afirma que é uma honra para a Prefeitura apoiar projetos como esse. As águas são um bem precioso que precisamos preservar. O trabalho de ongs como a Assu, que leva a conscientização à casa das pessoas é muito importante para nós.
Confira a programação das oficinas e participe!
Elas acontecem sempre aos sábados, a partir das 15h.
E.M. PADRE ANCHIETA – PRÓXIMA AO RIO TAVARES
Rua Amazonas, 595 - Sumaré
26 DE AGOSTO / 07 DE OUTUBRO / 4 DE NOVEMBRO / 25 DE NOVEMBRO
E.M. ALTIMIRA – PRÓXIMA AO RIO ACARAÚ
Rua Robillard Marigny, 501 - Itaguá
2 DE SETEMBRO / 23 DE SETEMBRO / 21 DE OUTUBRO / 18 DE NOVEMBRO
E.M. MADRE GLÓRIA – PRÓXIMA AO RIO GRANDE
Rua da Educaão, 340 – Pq. dos Ministérios
9 DE SETEMBRO / 14 DE OUTUBRO / 11 DE NOVEMBRO / 2 DE DEZEMBRO
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)