A Prefeitura de Ubatuba, por meio de sua Coordenadoria de Trânsito, participou, entre os dias 21 e 25 de agosto, do Curso Básico de Trânsito, promovido pelo DENATRAN e realizado no Instituto de Engenharia Dante Pazzanese em São Paulo. O curso foi ministrado pela arquiteta e urbanista Maria da Penha Pereira Nobre, diretora da Plano Consultoria e Tecnologia, que trabalhou na CET/DSV- São Paulo por 25 anos, foi presidente da Comissão de Trânsito da ANTP, coordenadora técnica e professora dos cursos do DENATRAN, consultora do Programa Monumenta UNESCO/BID e da SEDU -Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Presidência da República. A arquiteta tem realizado palestras, conferências, seminários e treinamentos por todo o Brasil.
Participaram do curso cerca de 50 cidades do Estado de São Paulo, integrantes do CETRAN – Conselho Estadual de Trânsito de São Paulo, CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e DSV (Departamento de Operação do Sistema Viário) de São Paulo e do DETRAN/SP.
Objetivo
O objetivo do curso é permitir aos profissionais que atuam nos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito, noções básicas dos aspectos institucionais, da legislação, da engenharia de tráfego, da operação, fiscalização e educação para o trânsito. A aplicação do curso será feita através do aprimoramento das ações rotineiras dos órgãos de trânsito do sistema Nacional de Trânsito.
Para o coordenador de Trânsito da Prefeitura de Ubatuba, Ronaldo Lopes, ter participado do curso foi extremamente importante para adquirir conhecimento e poder desenvolver políticas para a melhoria do tráfego no município. O prefeito Eduardo Cesar lembrou que a capacitação de profissionais é importantíssima para que as melhorias que a administração está desenvolvendo em toda a cidade sejam feitas da melhor forma possível. “Estamos preocupados com todos os setores e um trânsito fluente e seguro é imprescindível não só para os turistas como para nossos moradores”.
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)