A maior parte dos veículos analisados pelo técnico João Carlos Sanches, do Projeto EconomizAR, obtiveram aprovação nas análises realizadas nos dias 23 e 24 de agosto pelo Programa Conpet, um Programa do Ministério de Minas e Energia que tem como principal objetivo incentivar o uso eficiente das fontes de energia não renováveis no transporte, nas residências, no comércio, na indústria e na agropecuária.
Em Ubatuba foram avaliados 53 veículos, com resultados de 77,4% aprovados e 22,6% reprovados. Este resultado surpreendeu os engenheiros do Conpet, pois era esperado um índice menor de aprovados devido ao grande número de veículos com mais de 10 anos de uso.
O Projeto EconomizAR é uma parceria entre a Petrobras, o Conpet e a CNT (Confederação Nacional dos Transportes), que atua ensinando motoristas de veículos com motores diesel a utilizar corretamente este combustível. Foi montado em Ubatuba um "Pit Stop" para fazer aferição da fumaça preta emitida nos escapamentos de ônibus e caminhões.
Fumaça preta
A fumaça preta representa o diesel que não queimou corretamente na câmara de combustão. Isto acontece quando se tem uma quantidade de oxigênio menor que o necessário. Os fatores que podem provocar esta situação são: filtro obstruído, bicos injetores corroídos, bomba injetora necessitando regulagem, turbo e/ou cooler defeituosos. A fumaça preta, também chamada "particulados", também pode ser gerada por diesel contaminado.
O Projeto EconomizAR utiliza um opacímetro digital, de alta sensibilidade, aferido periodicamente pelo Inmetro e que segue as normas do Conama.
As ações do Conpet em Ubatuba foram realizadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Petrobras.
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)