A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Petrobrás, realiza até a próxima quinta-feira, 24, diversas ações do CONPET – Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural.
A abertura dos trabalhos aconteceu na manhã desta terça-feira, 22, no auditório da E.M. Tancredo Neves, onde foi servido um café da manhã, que reuniu autoridades, representantes da Petrobrás e pessoas ligadas ao transporte e ao meio ambiente de Ubatuba. Em seguida, a secretária municipal do Meio Ambiente, Cristiane Gil, deu as boas vindas à equipe que conduzirá as ações em Ubatuba e Patrícia Pereira, secretária de Educação, lembrou a importância de ações como essas junto aos alunos da rede escolar: “ O meio ambiente e a educação precisam trabalhar sempre em conjunto. Temos que planejar um futuro melhor para as gerações futuras”, disse Patrícia.
Presentes também à cerimônia, o chefe de gabinete Delcio Sato (representando o prefeito Eduardo Cesar), o vice-prefeito Domingos dos Santos e o vereador Jairo dos Santos, que acompanharam a apresentação de um vídeo explicativo sobre o CONPET e uma rápida explanação de Nilson Quadros, coordenador do programa.
Ao final todos se dirigiram para a praça do ponto de caminhões, na Av. Rio Grande do Sul, em frente a Otto Motos, onde à partir desta quarta-feira, 23, será realizado um “Pit-Stop” do Projeto EconomizAR, quando motoristas de caminhões, ônibus e vans, poderão verificar a emissão de fumaça preta de seus veículos, sem nenhum custo (Projeto Economizar).
Também à partir desta quarta-feira, alunos de 5ª a 8ª séries participarão do projeto “Casa do Meio Ambiente”, que contará com exposições dos projetos do CONPET, vídeos institucionais e outras atividades.
Projeto EconomizAR
O Projeto EconomizAR, criado em 1996, oferece gratuitamente apoio técnico ao setor de transporte rodoviário – cargas e passageiros –, visando racionalizar o consumo de óleo diesel, com redução da emissão de fumaça preta de ônibus e caminhões, promovendo assim a melhoria da qualidade do ar. Em Ubatuba, os técnicos farão avaliação dos seguintes pontos: estado dos veículos e rendimento dos motores (teste de fumaça com opacímetro), práticas de manutenção dos veículos, esclarecimentos para motoristas e mecânicos e qualidade do diesel consumido.
(Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)