A Prefeitura de Ubatuba, através da Fundart – Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba, programou para o dia 31 deste mês, a abertura da exposição “ Futebol, Paixão Brasileira”, que reúne alguns dos principais representantes da chamada arte primitivista ou naïf (ingênuo, em francês). É uma mostra do trabalho de artistas autodidatas que, a partir de temas populares como o futebol, desenvolvem um estilo caracterizado pelas cores vivas e uma imaginação, estilização e poder de síntese levados para a tela com uma técnica muito pessoal.
A exposição está viajando pelo interior do Estado em três módulos e conta com a participação de trinta artistas. Ubatuba está representada por Jussara Guimarães, Carlos Herglotz e Bruno Pizzutto. “Trinta artistas, homens e mulheres brasileiros, de aqui e acolá, dos grandes centros urbanos e de cidadezinhas encravadas pelo interior, cada qual com seu talento e maneira própria e original de contar a vida, as tradições, a natureza, as festas, as brincadeiras, a religiosidade etc. com pincéis e tintas e que juntos, numa única paleta de cores intensas e vibrantes, somando formas, formas e formas, cantam o fascínio de nossa gente pelo futebol”, explicam as curadoras Angélica Fabbri e Diná Jobst.
A exposição fica no Sobradão do Porto até 17 de setembro, de segunda à sexta-feira, das 9 às 22 horas. Aos sábados e domingos a visitação pode ser feita das 16 às 22 horas, com entrada gratuita.
(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)