Diversos representantes do setor pesqueiro de Ubatuba realizaram nesta segunda-feira, 21, uma manifestação pacífica, em frente ao Paço Municipal, pedindo que haja um consenso quanto à lei que rege a atividade da pesca e que é por eles considerada extremamente rígida e impraticável.
Na última semana a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento promoveu um encontro entre associações de pescadores e a Polícia Ambiental, onde a intenção foi abrir diálogo entre as partes para um melhor entendimento quanto às autuações que os pescadores, por falta de conhecimento da lei pesqueira, vêm recebendo.
Os pescadores foram prontamente atendidos e tiveram suas reivindicações ouvidas pela prefeitura, que, a exemplo da reunião anterior, se propôs a auxiliar no que for possível, oferecendo ajuda para que a classe pesqueira tenha mais conhecimento sobre a legislação. Um documento para expor os problemas dos pescadores no que se refere à legislação específica do setor deverá ser encaminhado ao IBAMA no início de setembro.
“Tomamos o cuidado de informá-los sobre o que é ou não de competência municipal, explicando que o problema deles é de esfera federal”, disse a secretária de Agricultura e Pesca, Valéria Gelli. “Eles estão pedindo que os órgãos olhem por eles e para as dificuldades que eles estão tendo com a lei e as autuações”, completou.
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)