A Prefeitura de Ubatuba, por meio de um convênio entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Ministério da Saúde, viabilizou a aquisição de uma unidade móvel de saúde bucal que deve percorrer os bairros mais distantes, dando assistência às comunidades que têm dificuldade de acesso aos postos centrais.
O veículo é um furgão Peugeot Boxer, equipado com consultório odontológico, orçado em R$ 110 mil. Para o coordenador de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Érico Vasconcelos, o principal argumento para a aquisição do veículo é a característica geográfica de Ubatuba. “A unidade móvel foi adquirida em virtude da necessidade que sentimos de levar a saúde bucal aos bairros mais isolados”, explica o dentista.
Outro fator que a unidade móvel pretende reverter é a visão estreita que algumas pessoas possuem sobre a saúde bucal: “eles costumam vir ao centro somente em casos de urgência odontológica e pensam que ter saúde bucal é apenas não sentir dor, deixando de levar em conta a questão estética e preventiva. Estas pessoas não são instruídas e não sabem sobre a relevância da saúde odontológica na saúde em geral”, diz Érico.
Atenção para a região norte
Devido ao deficiente sistema de saneamento básico na região norte de Ubatuba, a água que abastece a maioria das casas não possui flúor e por causa disso, segundo o coordenador de Saúde Bucal no município, muitas crianças apresentam índice de cáries muito maior que o percebido na região central, onde a água é tratada com flúor. Este é um dos fatores que fizeram com que a prioridade da unidade móvel de saúde bucal fossem os bairros da região norte. “Queremos direcionar o uso do veículo para a informação e o auto-cuidado, despertando o compromisso, a participação e a co-responsabilidade. O carro vai também possibilitar a aproximação dos profissionais de saúde bucal da realidade destas pessoas”, explica Érico Vasconcelos, dizendo que a educação e a informação serão as principais ferramentas usadas com a unidade móvel.
Educadores e dentistas de mãos dadas
A unidade móvel de saúde bucal vai também servir de amparo no projeto “Educadores e Dentistas de mãos dadas contra as doenças bucais”, desenvolvido através de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e de Saúde. “Pretendemos utilizar o veículo não somente em ações assistenciais clínicas, mas, sobretudo, para promover ações educativas e direcionadas ao auto-cuidado com a saúde bucal”, diz Érico. Algumas ações serão integradas com atividades lúdicas com a Casa do Brinquedo itinerante.
Para o atendimento efetivo haverá um estudo prévio, com classificação de risco focalizada principalmente na região norte, onde as pessoas são menos assistidas quanto à saúde bucal. O cronograma de atendimento da unidade móvel de saúde bucal será definido e previamente divulgado.
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)