Visando melhor atender à comunidade e descentralizar o atendimento na Santa Casa, a Prefeitura de Ubatuba viabilizou mais quatro unidades de atendimento do Programa Saúde da Família (PSF). No Jardim Carolina e Umuarama as unidades já estão em funcionamento e na Estufa I e Sumaré estão em fase de implantação. Até então as equipes do PSF estavam atendendo os moradores destes bairros fora da área de abrangência dos mesmos, tendo o paciente que se locomover até a unidade mais próxima. “Agora os profissionais realizam suas ações dentro da área em que a comunidade vive”, explica o Superintendente da Saúde Básica do município, Érico Vasconcelos.
As unidades contam com médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, além dos agentes de saúde, que são o elo entre a equipe e o morador, realizando visitas domiciliares periódicas para informar-se sobre a saúde das pessoas. Caso alguém precise de atendimento médico, o encaminhamento é feito pelo agente.
Ubatuba detém hoje um alto índice de abrangência do PSF: quase 100% da população é atendida pelo programa, que conta agora com 26 unidades. “A Secretaria de Saúde organiza a atenção básica por meio do PSF, e esta, por sua vez, é responsável pela solução de praticamente 80% dos problemas de saúde que acometem a população”, explica Érico Vasconcelos, frisando a importância do Programa Saúde da Família para a atenção básica no município.
Para o prefeito Eduardo Cesar, a existência de mais unidades do PSF reflete a dedicação do governo à melhorias na assistência à saúde em Ubatuba. “Estamos priorizando as ações que fazem com que o munícipe tenha melhor e mais fácil acesso aos atendimentos, aliviando o movimento na Santa Casa e levando o médico para perto do paciente”, explica o prefeito.
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)